29 de março de 2007
22 de março de 2007
16 de março de 2007
o meu capuchinho vermelho
Ilustração iniciada no workshop do ilustrador croata Svjetlan Junakovic e terminada agora.
Tínhamos que fazer a ilustração de um animal ... o meu só poderia ser o meu querido Mike!! Converti-o em capuchinho vermelho.
A pedido de algumas pessoas sobre as técnicas desenvolvidas no workshop de Svjetlan Junakovic, passo a exemplificar algumas:
Este é um pormenor do projecto de ilustração que conclui recentemente, no qual já apliquei algumas indicações para obter as texturas apresentadas.
Em primeiro lugar pintamos uma superfície em acrílico e posteriormente aplicamos sobre a mesma uma camada de gouache de cor diferente. É evidente que não podemos cobrir a primeira camada na totalidade, caso contrário não aparece a cor de base.
Para obter este efeito, pintamos uma superfície com uma camada generosa de acrílico e cobrimos com uma abundante camada de gouache e, secamos com o secador de cabelo bem quente ... surge este efeito craclé.
Outras indicações dadas relativamente à criação de uma ilustração, é que é muito importante dar a conhecer o mundo que nos rodeia e nunca aquilo que habitualmente define determinada forma a nível global. Por exemplo, se tenho que ilustrar um castelo, e sou portuguesa, devo fazer um castelo como os nossos e não um castelo como aqueles que aparecem em quase todos os contos de fada, com cones no cimo das torres, etc.
Lanço um apelo às pessoas que também estiveram presentes neste workshop, se quiserem dar mais alguma indicação para partilhar, estão à vontade para o fazer. :))
8 de março de 2007
Svjetlan Junakovic no Barreiro
É surpreendente como nuns simples 10/15 minutos fez, perante o nosso olhar atento e deleitado, esta magnífica ilustração. As indicações que nos deu ao longo do workshop foram preciosas e, já estou a aplicar algumas no projecto que estou a desenvolver, quer ao nível da técnica, quer ao nível conceptual.
Lançamento do livro.
Mais uma vez agradeço e aplaudo o trabalho desenvolvido pela Ilustrarte.