16 de março de 2007

o meu capuchinho vermelho


Ilustração iniciada no workshop do ilustrador croata Svjetlan Junakovic e terminada agora.
Tínhamos que fazer a ilustração de um animal ... o meu só poderia ser o meu querido Mike!! Converti-o em capuchinho vermelho.


A pedido de algumas pessoas sobre as técnicas desenvolvidas no workshop de Svjetlan Junakovic, passo a exemplificar algumas:

Este é um pormenor do projecto de ilustração que conclui recentemente, no qual já apliquei algumas indicações para obter as texturas apresentadas.
Em primeiro lugar pintamos uma superfície em acrílico e posteriormente aplicamos sobre a mesma uma camada de gouache de cor diferente. É evidente que não podemos cobrir a primeira camada na totalidade, caso contrário não aparece a cor de base.



Para obter este efeito, pintamos uma superfície com uma camada generosa de acrílico e cobrimos com uma abundante camada de gouache e, secamos com o secador de cabelo bem quente ... surge este efeito craclé.


Outras indicações dadas relativamente à criação de uma ilustração, é que é muito importante dar a conhecer o mundo que nos rodeia e nunca aquilo que habitualmente define determinada forma a nível global. Por exemplo, se tenho que ilustrar um castelo, e sou portuguesa, devo fazer um castelo como os nossos e não um castelo como aqueles que aparecem em quase todos os contos de fada, com cones no cimo das torres, etc.


Lanço um apelo às pessoas que também estiveram presentes neste workshop, se quiserem dar mais alguma indicação para partilhar, estão à vontade para o fazer. :))

8 comentários:

Pintarriscos disse...

acho que conseguiste resumir muito bem o que em tão poucas horas aprendemos!!!
parabéns pela ilustração!! está um espectaculo!bjs.

maria mola disse...

muito obrigada Zai-Zai, eres un sol!! Ya lo había probado lo del acrílico con gouache pero no me había quedado tan bien como a Junakovic...

bjs desde Barcelona

www.madoucepatrie.blogspot.com

ana lebre disse...

Parabéns pela ilustração

Beijinho

Ana

margarida colorida disse...

Olá Helena... sou visitante assídua do teu blog. Devo dizer-te que aprecio muito o teu trabalho. Adoraria ter participado nesse workshop mas de facto não me foi possível... por isso mesmo, agradeço que tenhas partilhado connosco esses segredos :). Estou a iniciar o meu blog e gostaria de "linkar o teu", espero que não te importes.

Cristina Troufa disse...

Está linda a ilustração!
Bjs.

miko zappa disse...

es luz
y es lo que tengo para decir

luz

Van Dog disse...

Está lindo o blog. Parabéns! E, claro, adorei o capuchinho vermelho...

Sofia M. disse...

Tomei a liberdade de colocar este teu post no meu blog de forma a divulgar cada vez estes workshops. Espero que não te importes.

Já agora, muitos parabéns por todo o teu trabalho maravilhoso.