27 de fevereiro de 2008

- - - - - - - - - - - - - - -


Se recuar no tempo até à infância, penso que a minha primeira forma de expressão criativa foi cortar e costurar. Sempre vivi rodeada de tecidos, linhas, revistas de moldes, revistas de moda, ... da minha mãe. Ao mesmo tempo que ela costurava as nossas roupas, eu fazia o mesmo para as bonecas. Esta paixão foi crescendo e nasceu a vontade de um dia ser criadora de moda, porém a vida tomou outros rumos e este desejo ficou pelo caminho, no entanto, ainda hoje tenho o hábito de criar e costurar algumas roupas e acessórios para mim, além de outras coisas necessárias para a casa [almofadas, cortinas, ...].
Quando me propõem a criação de algum projecto, os tecidos e afins nunca são postos de parte, o que aconteceu aquando da criação do projecto modular Mutante [para a universidade em 2000] e que esteve patente na exposição de design REINVENTAR A MATÉRIA [ Porto 2001(Porto) e Experimenta 2001(Lisboa)], o qual consistia em módulos quadrangulares de duas faces, uma das quais em tecido de vela* colorido e impermeável, e a outra em baeta de algodão, que se uniam através de fechos eclair para criar diferentes objectos [saco, manta, almofada, ...]. Este tecido de vela é fascinante pela gama de cores que apresenta, assim como pela facilidade na hora de o costurar. Por este motivo já o utilizei inúmeras vezes em trabalhos diversos.
Agora, nasceu há dias atrás o T. [filho de uma amiga] e criei para ele estes bonecos, juntamente com um "tapete de brincadeira" e de novo o tecido de vela foi aquele que considerei mais adequado, juntamente com um tecido acolchoado.

* tecido utilizado na confecção de velas para barcos e windsurf.




Os bonecos funcionam "2 em 1". Ou seja, podem "viver" isolados e funcionam como dois bonecos independentes, ou se os unirmos através de velcro eles completam-se e dá origem apenas a 1 boneco.



Só espero que este "objecto" seja promotor de muitas brincadeiras e de momentos muito bem passados! :))

21 de fevereiro de 2008

Descontextualizar



Há objectos que "passam" à frente dos meus olhos e provocam-me .... provocam-me as suas formas, por vezes as cores, outras vezes os materiais, ..., e despertam a minha vontade de os transformar e atribuir-lhes outros sentidos para os quais não foram previamente concebidos. Assim acontece com as figuras de cera usadas para pagar promessas ... fascinam-me sobretudo as formas, assim como a textura e a cor da cera.
Há já alguns anos atrás fiz um trabalho com cabeças de cera, ... há algumas semanas atrás chegou a vez dos
corações.



1 de fevereiro de 2008

This is for you


livro concebido por Rob Ryan, com uma manifesta sensibilidade extraordinária.
Quando vejo ilustrações que recorrem apenas ao corte e recorte de papel com uma minúcia de detalhes tão grande como estas aqui patentes, não posso deixar de ficar maravilhada.
Surpreende-me também
este vestido (ver no lado esquerdo do site e aceder ao link Vogue UK, Dress) criado pelo mesmo autor. Simplesmente magnífico!