27 de fevereiro de 2008

- - - - - - - - - - - - - - -


Se recuar no tempo até à infância, penso que a minha primeira forma de expressão criativa foi cortar e costurar. Sempre vivi rodeada de tecidos, linhas, revistas de moldes, revistas de moda, ... da minha mãe. Ao mesmo tempo que ela costurava as nossas roupas, eu fazia o mesmo para as bonecas. Esta paixão foi crescendo e nasceu a vontade de um dia ser criadora de moda, porém a vida tomou outros rumos e este desejo ficou pelo caminho, no entanto, ainda hoje tenho o hábito de criar e costurar algumas roupas e acessórios para mim, além de outras coisas necessárias para a casa [almofadas, cortinas, ...].
Quando me propõem a criação de algum projecto, os tecidos e afins nunca são postos de parte, o que aconteceu aquando da criação do projecto modular Mutante [para a universidade em 2000] e que esteve patente na exposição de design REINVENTAR A MATÉRIA [ Porto 2001(Porto) e Experimenta 2001(Lisboa)], o qual consistia em módulos quadrangulares de duas faces, uma das quais em tecido de vela* colorido e impermeável, e a outra em baeta de algodão, que se uniam através de fechos eclair para criar diferentes objectos [saco, manta, almofada, ...]. Este tecido de vela é fascinante pela gama de cores que apresenta, assim como pela facilidade na hora de o costurar. Por este motivo já o utilizei inúmeras vezes em trabalhos diversos.
Agora, nasceu há dias atrás o T. [filho de uma amiga] e criei para ele estes bonecos, juntamente com um "tapete de brincadeira" e de novo o tecido de vela foi aquele que considerei mais adequado, juntamente com um tecido acolchoado.

* tecido utilizado na confecção de velas para barcos e windsurf.




Os bonecos funcionam "2 em 1". Ou seja, podem "viver" isolados e funcionam como dois bonecos independentes, ou se os unirmos através de velcro eles completam-se e dá origem apenas a 1 boneco.



Só espero que este "objecto" seja promotor de muitas brincadeiras e de momentos muito bem passados! :))

6 comentários:

Anónimo disse...

lembro-me tão bem do "mutante"... e de andar a namorá-lo :D

os bonecos estão fantásticos ;)

helena zália disse...

;)) Pois Miriam, tu também contribuiste para esta exposição ... já faz tanto tempo!!!!!

Anónimo disse...

Que belo projecto!
Tão bem conseguido, e acredito que vai ser um brinquedo muito "brincado" pela criança a quem se destina esta tua criação.
Gosto muito!
SP

Ana Biscaia disse...

olá helena,
que objecto tao rico!
tenho saudades tuas.
há coisas inesqueciveis.
a tua casa é uma delas!

saudacoes

ana b

Anónimo disse...

Vão ser concerteza bem passados e podes passá-los connosco também.
hoje vim aqui de fugida!
beijos

Unknown disse...

espectacular! até a mim apetece deitar e rebolar no tapete com esses dois 'simpáticos'. acho genial como os dois se podem ligar ou não e o material... fofinho :)