29 de maio de 2009

Pinóquio visita Stª Mª da Feira

Uma produção do Trigo Limpo Teatro Acert de Tondela para o imaginarius. Simplesmente mágica, esta marioneta de 7 m de altura. Pode ser vista até ao próximo Domingo em Stª Mª da Feira, além de muitos outros eventos — teatro de rua, exposições, instalações.







Hoje vou ver ImperiumLa Fura dels Baus

Serralves em Festa — este fim-de-semana

27 de maio de 2009

trabalho em desenvolvimento ... ...



... agora em fase de pintura. Estou com algumas dúvidas relativamente às cores, texturas (sim ou não?). Costuma ser sempre assim, quase nunca sei como vou concluir um trabalho ... à medida que os vou "construindo" vão-me ditando como querem ser. Eles é que mandam!

Amanhã começa o Imaginarius.

18 de maio de 2009

Dia Internacional dos Museus

Museu de Serralves — Porto | Museu Berardo — Lisboa

Os museus  conservam, protegem e difundem a nossa cultura, o nosso património. De norte a sul do nosso país, muitos são os museus dedicados a temáticas variadas que temos oportunidade de descobrir.  Saia de casa e visite um museu, leve consigo a família, os amigos ou .... se assim o entender vá só, mas vá. Relembro que muitos museus são gratuitos aos domingos de manhã, não há razões para se desculpar com a crise económica.
Museu Berardo — Lisboa

Museu do Oriente — Lisboa


Museu do Brinquedo — Sintra

Museu Alberto Sampaio — Guimarães
Casa Museu de Camilo — V. N. Famalicão
Museu do Pão — Seia
Museu Bordalo Pinheiro — Caldas da Rainha
Museu da Lourinhã — Lourinhã
... e muitos outros!

Hoje faz precisamente 3 anos que ando a "blogar" nesta morada. A actualização desta casa não tem a frequência que eu desejava, mas o tempo nem sempre sobeja e muitas vezes a preguiça abunda.

13 de maio de 2009

Registos do dia-a-dia

Último registo no meu diário gráfico actual.

Os diários gráficos (também chamados sketchbooks, diários de viagem, cadernos de estudos, ...) são suportes imprescindíveis para registar ideias, desenhos, pensamentos, palavras, ou coleccionar fragmentos de viagens, filmes, exposições, etc. . Podem acompanhar-nos diariamente e, assim, estão à mercê da nossa mão em qualquer momento, em qualquer lugar.

Os meus professores da universidade incentivaram-nos a usá-los sempre e, desde então tenho sempre um em "construção". Inicialmente, as dimensões dos cadernos que escolhia eram de formato A4 ou A5 porque me agradava ter um suporte maior para registar o que me apetecesse. No entanto, com o passar do tempo fui-me apercebendo que não eram nada práticos para carregar diariamente. Hoje, só uso cadernos de tamanho A6 e de preferência com poucas páginas, ou seja, de fácil transporte, pois cabem num bolso, numa pequena mala, e são leves.


Algumas páginas dos meus diários gráficos.

Devido às minhas pesquisas profissionais, descobri a semana passada este livro de Eduardo Salavisa — Diários de Viagem — que ilustra de uma forma maravilhosa o que são estes diários gráficos, e o que eles significam para o processo criativo de inúmeros artistas.


diariografico.com — Eduardo Salavisa


No último Sábado, um grupo de meninas — Aveiro Gims — participou no programa da RTP1 "Febre da Dança". As meninas que aparecem debaixo do guarda-chuva são LiiiiiiNDAS, a Carolina é filha de uns amigos meus e a Joana é minha aluna. Parabéns ao grupo, foi magnífico! :))

4 de maio de 2009

Vasco Granja > 1925 — 2009


Acho que não consigo transmitir por palavras a admiração por Vasco Granja e a gratidão por tudo o que nos proporcionou, a mim e às crianças (e não só) da minha geração. Lá em casa, o seu programa de Desenhos Animados era esperado ansiosamente e, depois ficávamos literalmente hipnotizados em frente ao ecrã da televisão ... o nosso imaginário voava ao ritmo daquela voz tão própria e, cada animação era mais um tesouro que guardo até hoje. Ganhamos nós e o Cinema de Animação em Portugal, também. Faleceu hoje. 
Obrigada!!