13 de maio de 2009

Registos do dia-a-dia

Último registo no meu diário gráfico actual.

Os diários gráficos (também chamados sketchbooks, diários de viagem, cadernos de estudos, ...) são suportes imprescindíveis para registar ideias, desenhos, pensamentos, palavras, ou coleccionar fragmentos de viagens, filmes, exposições, etc. . Podem acompanhar-nos diariamente e, assim, estão à mercê da nossa mão em qualquer momento, em qualquer lugar.

Os meus professores da universidade incentivaram-nos a usá-los sempre e, desde então tenho sempre um em "construção". Inicialmente, as dimensões dos cadernos que escolhia eram de formato A4 ou A5 porque me agradava ter um suporte maior para registar o que me apetecesse. No entanto, com o passar do tempo fui-me apercebendo que não eram nada práticos para carregar diariamente. Hoje, só uso cadernos de tamanho A6 e de preferência com poucas páginas, ou seja, de fácil transporte, pois cabem num bolso, numa pequena mala, e são leves.


Algumas páginas dos meus diários gráficos.

Devido às minhas pesquisas profissionais, descobri a semana passada este livro de Eduardo Salavisa — Diários de Viagem — que ilustra de uma forma maravilhosa o que são estes diários gráficos, e o que eles significam para o processo criativo de inúmeros artistas.


diariografico.com — Eduardo Salavisa


No último Sábado, um grupo de meninas — Aveiro Gims — participou no programa da RTP1 "Febre da Dança". As meninas que aparecem debaixo do guarda-chuva são LiiiiiiNDAS, a Carolina é filha de uns amigos meus e a Joana é minha aluna. Parabéns ao grupo, foi magnífico! :))

8 comentários:

lili disse...

Não conheço o livro, mas volta e meia vou aqui:
http://diario-grafico.blogspot.com
:)

reimão disse...

eu conheço o livro estive com ele na mão no ccb, mas confesso que cada dia que passa os preços dos livros tornam-se impractícáveis, ainda por cima quando há tanta oferta :( beijos Helena

ariana luna disse...

Também comprei o livro "Diários de Viagem" de Eduardo Salavisa. Muito bom!

Um beijinho grande

parisa mahmoudi disse...

I really like the characters on the first photos!So great!!! :)

Sara Lechner disse...

I love diaries, I should also be consequent with doing drawings regularly...

daniel moreira disse...

eu tb ando sempre com um caderno...
pequeno e leve

isabel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
isabel disse...

olá, desculpa a pergunta, onde é que compras-te o teu caderninho ? é que já algum tempo que ando à procura de um e não encontro